Saiba como realizar a limpeza de porcelanato corretamente

limpeza de porcelanato

O revestimento de porcelanato tem ganhado a preferência nas construções tanto em áreas internas quanto externas. Os motivos para isso são muitos: é um material mais durável e resistente se comparado à madeira, por exemplo. Entretanto, o principal questionamento de quem tem esse revestimento em casa diz respeito à limpeza de porcelanato.

Afinal, ele demanda cuidados especiais na hora da higienização. Isso porque, dependendo do tipo de acabamento que o material recebe, essa tarefa deve ser bastante cuidadosa para evitar arranhões e manchas.

Pensando nessa dúvida comum, preparamos este conteúdo com dicas sobre como limpar porcelanato, abordando os produtos que você pode usar, as diferenças entre os tipos de acabamento e alguns cuidados que você precisa ter para garantir a beleza e durabilidade do seu revestimento. Confira! 

Por que o porcelanato fica sujo?

Não há dúvidas de que o porcelanato é uma ótima opção de revestimento, seja para áreas secas, seja para úmidas — o que inclui paredes, piscinas, garagens e outros. Isso porque o material do porcelanato é bastante resistente em virtude da composição à base de argila e rocha, materiais queimados em alta temperatura.

A questão é que, assim como os demais tipos de revestimento, ele também fica sujo — e as razões são as mais diversas. Em alguns casos, o principal problema é o acúmulo de poeira, que pode acontecer pelo local não ser varrido ou espanado regularmente. Inclusive, quanto maior o número de moradores e de visitas na rotina, mais rápido é esse acúmulo.

Já o porcelanato presente em cozinhas, varandas gourmet, copas e ambientes de refeição acaba concentrando, principalmente, gordura, óleo e restos de alimentos e bebidas.

Com o porcelanato em banheiros, lavabos e áreas de serviço é diferente. Eles tendem a ser marcados por detrimentos de produtos de higiene pessoal e doméstica que facilmente grudam e mancham a superfície. Afinal, muitos deles são líquidos e contam com cloro.

Quem tem um ou mais animais de estimação, por outro lado, pode lidar com mais sujeira nos ambientes pelo acúmulo de pelo ou pelo fato de os bichos fazerem as necessidades fisiológicas onde há o revestimento, algo muito comum com cães e gatos filhotes que ainda estão sendo adestrados.

Quais produtos são necessários para limpar o porcelanato?

Existem muitas dúvidas quanto à limpeza de porcelanato. Porém, o que muita gente desconhece é que apenas água e detergente neutro já são mais que suficiente para garantir essa missão. Caso você deseje uma limpeza mais pesada, é possível utilizar vinagre de álcool diluído em água.

Já para o cuidado com os rejuntes, os produtos saponáceos podem ser usados desde que estes sejam recomendados para o tipo de acabamento. Tanto é que há marcas especialistas em limpeza doméstica que lançam e atualizam regularmente linhas de produtos específicas para aplicação em porcelanato. 

Portanto, basta pesquisar um pouco na seção de produtos de limpeza do supermercado para encontrá-los. Outra opção é adquiri-los online, já que há lojas, marketplaces e, inclusive, redes de hipermercados que entregam suas compras em casa.

É importante lembrar que o piso deve ser varrido antes da limpeza para evitar arranhões, ok? Para isso, dê preferência a vassouras e escovas de cerdas macias.

Quais produtos não podem ser usados em porcelanato?

Como mostrado há pouco, soluções caseiras simples e saponáceas realizam a higienização sem dificuldade do revestimento do seu lar. Vale ressaltar que elas são úteis para a remoção de sujeira em diversos estados (sólida, líquida e pastosa).

Logo, fique atento: ir além dessa combinação de produtos não é uma boa ideia. Tenha em mente que uma higienização com materiais inadequados pode deixar o seu chão com aspecto embaçado, com manchas transitórias e até mesmo provocar danos definitivos.

Quais materiais são esses? Estamos falando de itens como cera, água sanitária, amoníaco ou outros produtos com componentes abrasivos, coisas que devem ser evitadas quando você tem porcelanato na sua residência.

Além disso, cuidado com acessórios de limpeza como esponjas de aço e escovas de mão com cerdas muito grossas. Eles também são desaconselháveis no processo de higienização, pois causam atrito em excesso na superfície do revestimento. Algo que, a longo prazo, causa desgaste na cor, no esmalte e na textura dele.

Qual é o passo a passo para limpar porcelanato?

Aqui há um passo a passo simplificado de como limpar porcelanato. Tome nota para colocá-lo em prática no seu lar:

  1. separe os itens que você vai precisar (balde com água, vassoura ou escova de cerdas macias, dois panos de microfibra, detergente neutro e saponáceo);
  2. passe a vassoura ou a escova no porcelanato, removendo a poeira sobre ele;
  3. pegue um dos panos de microfibra e molhe-o, espremendo o excesso de água para que ele fique apenas úmido;
  4. aplique um pouco de detergente neutro sobre o pano, espalhando. Em seguida, leve o pano ao porcelanato e comece a esfregá-lo em movimentos circulares, até a sujeira ou manchas visíveis saírem. Não aplique força. O segredo é a rotatividade;
  5. molhe o pano na água para retirar o detergente, esprema-o e passe sobre o porcelanato, removendo o produto que ficou na superfície. Repita o processo até não restar mais detergente na área;
  6. pegue o outro pano de microfibra, o que está seco, e finalize a limpeza secando o local. O ideal é sempre retirar o excesso de água em movimentos similares aos da limpeza (ou seja, circulares).

Como limpar porcelanato de diferentes tipos?

Outra dúvida muito comum em relação à limpeza de porcelanato diz respeito às diferenças entre os tipos de revestimentos: as regras de limpeza são iguais para todos? O que difere na limpeza do porcelanato polido, acetinado e ABS? Quais cuidados tomar?

A seguir, separamos algumas dicas que vão ajudar você nessa missão. Tome nota! 

Porcelanato polido

O porcelanato polido é o mais usado e tem como principal característica o seu brilho intenso. Apesar de ser de fácil limpeza, esse brilho faz com que a superfície realce qualquer marca ou sujeira, demandando mais trabalho com a higienização.

Por exemplo, fios de cabelo, pelos de pets, gotas de água ou mesmo marcas de pés se tornam mais evidentes nesse acabamento. Por isso, o cuidado deve ser constante.

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado tem um acabamento menos brilhante, remetendo, como o próprio nome indica, a um tecido. Ele é menos escorregadio e mais resistente. Por isso, é indicado para banheiros, onde ele pode entrar em contato com shampoos, sabonetes diversos e outros produtos de higiene pessoal, além de cozinhas e áreas gourmets, por exemplo.

Por essas razões, a limpeza desse material se torna mais fácil e a ocorrência de manchas definitivas é muito menor.

Porcelanato ABS

Por fim, o porcelanato ABS requer um cuidado especial, pois é mais resistente a escorregamentos. A limpeza pode ser feita duas semanas após a aplicação do rejunte, inicialmente com vassoura. Jamais utilizar ácido fluorídrico nesse tipo de revestimento.

O que fazer para conservar o porcelanato?

Além dessas dicas de limpeza de porcelanato e de como escolher o tipo correto para cada caso, uma forma de ter o seu piso sempre bonito é mantê-lo conservado por mais tempo.

Para isso, alguns cuidados no dia a dia são essenciais, como estes listados a seguir: 

  • evite arrastar móveis e sempre opte por levantá-los ao fazer alguma mudança na decoração, você pode usar uma proteção nos pés dos móveis para evitar o atrito com o piso; 
  • nunca limpe o porcelanato sem antes varrer, pois, dependendo da sujeira, pode arranhar a superfície; 
  • coloque tapetes nas entradas dos cômodos, na entrada da casa, em torno de camas e na cozinha (especialmente para evitar respingos); 
  • tenha cuidado ao misturar produtos — se possível, teste antes em uma área escondida e veja como o revestimento reage; 
  • não deixe produtos de limpeza descansando sobre o porcelanato; 
  • limpe imediatamente quando derramar comidas, bebidas ou qualquer produto que possa manchar definitivamente;
  • escolha pisos e revestimentos adequados para cada área da sua casa, de acordo com as características particulares de cada ambiente.

Que tal conhecer os SuperFormatos Incepa?

Para encerrar nosso post, não podíamos deixar de falar da linha SuperFormatos Incepa. Afinal, são lâminas em dois tamanhos superiores ao encontrado no mercado: 1m x 2m e 1,2m x 1,2m.

Além do alto padrão estético e da qualidade Incepa que você já conhece, eles são produtos bem versáteis. Tanto é que você consegue utilizá-los sem dificuldade para pisos, paredes e bancadas (de pia, varanda, ilha, cozinha americana e outros).

Porém, o grande diferencial desse modelo de porcelanato é justamente o fato de você revestir um ambiente com poucas peças, o que contribui para uma maior unidade visual no projeto de decoração. Além, é claro, de você reduzir os pontos de rejuntes. Algo que, consequentemente, facilita também a limpeza do material.

De modo geral, mais do que essas dicas de limpeza de porcelanato, outro fator que fará a diferença no acabamento da sua casa e que garantirá a conservação e durabilidade é a qualidade do revestimento. A Incepa tem diversas linhas de porcelanato de alta qualidade para todos os tipos de ambiente. Por isso, invista no melhor material para o seu lar!

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conferir outras publicações do nosso blog e para conhecer o catálogo SuperFormatos Incepa!


RELACIONADOS