Piso cimentício: o que é, características e principais vantagens!

piso cimentício

O piso cimentício é um estilo muito conhecido por sua utilidade na construção de galpões e indústrias. Os benefícios trazidos por ele ampliaram seu uso no decorrer do tempo, tanto em grandes obras arquitetônicas quanto em áreas públicas, comerciais e residenciais.

Trata-se de um tipo interessante de revestimento utilizado na construção civil por ser versátil e oferecer vantagens em comparação a outros.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é piso cimentício, para que serve e quais são os seus benefícios, além de dar dicas de aplicação. Você também vai conhecer os revestimentos que simulam seu efeito em porcelanato. Continue a leitura! 

O que é piso cimentício?

Pisos cimentícios são superfícies criadas com matérias-primas que mantêm as suas características originais: cimento, pigmentos, resíduos de minério e granitinas. Entre seus principais diferenciais, estão a resistência e a durabilidade prolongada.

Isso ocorre devido ao seu processo de fabricação, o qual consome pouca energia e pode ser realizado em fornos, tornando-os mais sustentáveis. O preço por m2 dos pisos cimentícios pode variar de acordo com suas cores, texturas, espessuras e acabamentos.

Essa é uma opção muito versátil, e pode ser encontrada em espaços em que há trânsito constante e pesado. Por exemplo, em áreas de maior circulação de profissionais ou nas garagens. Entretanto, as suas peças também são utilizadas nas residências, por serem duráveis e trazerem charme à decoração.

Para que serve o piso cimentício?

Os pisos cimentícios contam com uma gama ampla de aplicação, pois podem ser usados tanto em áreas externas quanto nas internas. Por ser resistente, esse modelo pode ter contato com chuva, sol e água usada para a sua limpeza.

Há opções mais requintadas para aplicar nos ambientes internos de casas, apartamentos, salas comerciais ou escritórios. Entenda melhor!

Personalização

Existem variações, como piso cimentício drenante, atérmico, antiderrapante, liso e rústico. Com todas essas opções, servem para varandas, área de piscina, lojas, shoppings, jardins e outros estabelecimentos.

Trata-se de uma excelente alternativa para a criação de áreas de lazer externas, já que pode substituir cerâmicas tradicionais, além de serem personalizados.  

Design ilimitado

Devido à enorme combinação de texturas, padrões, cores e acabamentos, os pisos cimentícios oferecem oportunidades ilimitadas para a criação de projetos de ambientes. Com a sua textura, promove a sensação de profundidade, e sua aparência é muito atrativa.

Custo-benefício

Um piso cimentício decorativo traz outra vantagem, em comparação aos demais modelos, especialmente, para quem já tem uma superfície de concreto pronta para receber cor, polimento ou revestimento: o custo-benefício.

É um material de fácil manutenção, e uma alternativa ecologicamente correta bastante acessível, que não sofre desgaste no decorrer do tempo. Portanto, são revestimentos úteis para decorações, extremamente práticos e suportam as intempéries climáticas. 

Projetos sofisticados

A opção de piso cimentício serve também para projetos mais sofisticados, que podem ser comparados a pedras, como mármore ou ardósia. Ao serem aplicados, deixam os ambientes bonitos e funcionais.

Onde usar piso cimentício?

Você pode utilizar pisos cimentícios com acabamentos finos nas áreas internas, e os mais resistentes ao clima nos ambientes externos. Vale a pena usar a criatividade para usufruir das vantagens que essa opção oferece e aplicá-los em diversos tipos de edificações.

O material pode ser cuidado com facilidade e resiste às manchas. Veja, a seguir, onde usá-lo!

Espaço gourmet

Esse ambiente costuma ser usado para receber visitas, cozinhar e conversar. O piso cimentício se encaixa perfeitamente na decoração da sacada do apartamento ou no quintal da casa.

Ele oferece um toque rústico ao espaço. Além disso, combina com os mobiliários de madeira e pode ficar interessante ao ser combinado com uma luminária de cobre.

Área da piscina

O piso cimentício é perfeito para compor a área onde fica a piscina, afinal, resiste à umidade e a possíveis inundações. Ele também tem efeito decorativo, com acabamentos de concreto que devem ser aplicados em superfícies preparadas de modo adequado.

Calçadas

Esse tipo de revestimento é perfeito para para fazer a extensão dos espaços e para a criação de calçadas. Nesse caso, você pode variar entre o cinza ou outras cores combinadas em seu projeto. Se desejar, pode adicionar manchas coloridas para criar um design personalizado ou um visual mosaico.

Escadas

As escadas podem ser destacadas com o piso cimentício, recortes e desenhos personalizados. É possível criar uma decoração especial nesse local para elevar o valor do imóvel ou, então, permitir que novos proprietários coloquem o piso da sua preferência.

Acomodações

Existem acabamentos e cores de pisos cimentícios para serem aplicados nos mais variados projetos de design de interiores. Dependendo do estilo da decoração, podem combinar com a sala, a cozinha, o banheiro, os quartos, a varanda ou a lavanderia etc.

Quais as vantagens do piso cimentício?

Superfícies que contêm pequenas rachaduras ou falhas são favorecidas com a aplicação desse tipo de revestimento. Esses detalhes podem ser camuflados em projetos feitos por profissionais qualificados. São boas opções, ainda, para finalizar edificações.

Confira os principais benefícios desses materiais:

  • resistência à umidade do solo;
  • méritos decorativos;
  • fácil aplicação e limpeza;
  • aparência elegante;
  • custo reduzido por metro quadrado;
  • variedade de modelos;
  • sustentabilidade;
  • praticidade e funcionalidade. 

A Incepa oferece séries de porcelanatos que simulam os pisos cimentícios entre seus lançamentos em 2023. Uma delas é a Série Pro, essencial e básica, com diversos formatos, acabamentos e cores. Ela apresenta versões para áreas externas e internas, borda retificada e bold, cores sóbrias e neutras.

Outra série interessante é a Seattle, que apresenta uma identidade essencialmente urbana e tecnológica. Os seus porcelanatos apresentam aspectos de concreto industrial com marcas do tempo, nuances cinza que reforçam a aparência das grandes metrópoles.

Você vai encontrar a versão ABS, acetinada e polida para a criação de projetos originais e arrojados.

Além da Seattle e da Pro, a Incepa traz a Série Polis, para ambientes democráticos, ritmo urbano e tons que rementem ao cimento. Ela lembra o dinamismo dos grandes centros, é neutra e versátil para a integração de espaços internos e externos. 

Entendeu o que é piso cimentício, suas características e os principais usos? A vantagem é que você poderá aliar os aspectos visuais peculiares dele com a tecnologia, a sofisticação, a qualidade e a praticidade de ter o porcelanato em sua obra.

Gostou? Então, leia outros conteúdos do blog, descubra seu Estilo de Decoração e confira o nosso portfólio de produtos!


RELACIONADOS