Incepa 70 anos: dicas de decoração que marcaram décadas

São 70 anos que marcam a história de como vemos, sentimos e construímos o mundo. Nestas 7 décadas, o mundo mudou e nós mudamos com ele. Por isso, aproveitamos esta data para resgatar a história e a tradição que impulsionaram nossas escolhas por trás de cada lançamento, de cada produto. Todas essas etapas fazem parte da vida e dos lares de milhares de brasileiros.

Supreendentemente, é possível observar como os hábitos e preferências de cada época se refletiram nas escolhas feitas na construção civil, no universo do design, nas possibilidades de reforma, nos revestimentos usados e muito mais. Boa leitura!

Um pouco mais sobre os 70 anos da Incepa

Referência no segmento, a Incepa 70 anos é um verdadeiro marco de uma empresa com uma bela história de pioneirismo e relevância dentro do mercado do revestimento nacional. Seu sucesso se justifica por características como inovação e alta qualidade, presentes nos mais diversos lares e na memória afetiva dos brasileiros desde a década de 1950.

De lá para cá, muita coisa mudou, fazendo com que a marca e seus produtos evoluíssem cada vez mais, de forma a atender às demandas e expectativas dos clientes mais exigentes do mercado. Para tanto, se mostra sempre conectada com as mais incríveis tendências mundiais e aos diferentes estilos que alguém possa desejar para um imóvel.

Nos dias de hoje, a consonância com as melhores tecnologias também assegura um portfólio bastante completo, com soluções para todos os tipos de projetos, com revestimentos para pisos e paredes que podem ser aplicados em todos os perfis de ambiente, com estéticas impressionantes de grafismo, tridimensionalidade, metalização e muito mais.

Há toda uma gama de reprodução de texturas naturais, por meio de impressão 3D, algo bastante desejável em um período no qual o meio ambiente está em alta e seus traços costumam ser incluídos de forma rotineira nos locais. Tudo isso sem esquecer de ter um olhar sustentável, com um parque ecoeficiente e socialmente responsável.

O olhar vanguardista assegura investimentos constantes em suas fábricas e as perspectivas para o futuro são as melhores possíveis, com ferramentas inéditas no Brasil, como a supercompactadora Contínua+, que é considerada a mais moderna do mundo na produção de cerâmicas e artigos de SuperFormatos extremamente finos, com apenas 7 mm de espessura.

A Incepa 70 anos reforça o compromisso com a sociedade em seguir cumprindo os objetivos, valores e a missão da organização, entregando sempre o melhor para as próximas gerações e gerando mais valor para os clientes, a equipe de funcionários, colaboradores, fornecedores, parceiros, acionistas e a comunidade como um todo!

Dicas de decoração que marcaram os 70 anos da Incepa

Agora, depois de conferir um pouco mais sobre os 70 anos da Incepa, deu para perceber ainda mais como a marca é relevante para o mercado brasileiro e tem um papel fundamental na evolução do mercado de revestimentos por aqui. No entanto, essa história começou lá atrás, desde os anos 50. Veja como se deu essa evolução!

Anos 50: estilo modernismo

Os anos 50 são muito marcantes na história da humanidade, sobretudo por ser a década seguinte do final do maior conflito da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Por isso, o período foi marcado por conflitos políticos e inúmeros avanços científicos, tecnológicos e nas telecomunicações, além da corrida espacial entre EUA e a URSS.

Logicamente, tudo isso influenciou a sociedade e o mercado de decoração, com um mix de novas cores, tonalidades e texturas, evidenciando a estética do modernismo, que se popularizou bruscamente. As casas contavam com mobílias em peças cromadas, muito veludo, belos azulejos e os icônicos móveis com pés palitos.

Foco na comercialização de azulejos brancos

Na Incepa, o modernismo dos anos 50 também marcou presença e influenciou o portfólio de produtos. Uma das maneiras mais notáveis de perceber isso se deu no foco na comercialização de azulejos brancos, que foi o primeiro a ser produzido pela empresa, embora valha ressaltar que, ao final da década, a empresa já fabricava peças coloridas.

Entras as opções mais recorrentes, estavam os tons pastéis, que variavam entre o verde e o amarelo, bem como entre o rosa e os azuis. A combinação de tonalidades com os acessórios também passou a predominar, sobretudo no banheiro, como em pias, bacias, saboneteiras, chuveiros, portas papel higiênico, bidês e banheiras, por exemplo.

Anos 60: estilo pós-modernismo

Já os anos 60 se notabilizaram por uma tentativa do mundo de deixar para trás os eventos pós-guerra, embora a disputa entre os Estados Unidos e a então União Soviética continuasse a mil. Indo de encontro ao período de conflito, surgem movimentos de contracultura e amor livre, com hippies, naturistas e a geração Beat, de escritores e poetas.

Na música, a grande influência foi a capa de um álbum icônico dos Beatles, chamado Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, com uniformes vitorianos e gráficos, que ditaram moda em vários setores, inclusive na decoração, que usava papéis de parede listrados, muito xadrez, padrões florais e cores como o verde, o laranja e o vermelho.

Peças de pequenos formatos de cores alegres

Como você pôde ver, os anos 60 foram bastante movimentados e marcados pelo estilo pós-modernismo. A Incepa, desde sempre preocupara em atender aos diferentes anseios e expectativas da sociedade, se manteve em sintonia com as tendências que foram surgindo, trazendo alternativas ainda mais alegres e vibrantes para seus azulejos.

A ideia era quebrar um pouco a tradição de sobriedade, mas mantendo o excelente padrão de qualidade e execução. No final da década, foi iniciada a fabricação de peças decoradas à mão, que passaram a ser usadas em cozinhas e se destacavam com belíssimos relevos, como o Atlântico Azul, que ficou disponível no portfólio por nada menos do que 30 anos!

Anos 70: cultura DIY

Se pensarmos em tendências que causam muitos debates entre os clientes, profissionais de decoração e especialistas em design, os anos 70 são pródigos em esquentar a discussão! Afinal, foram roupas de cama de seda, eletrodomésticos com tonalidades superchamativas, saias na janela, pedras na casa toda e muito mais.

No entanto, isso não quer dizer que a década não tenha tido seus destaques, como o uso e padrões geométricos maiores, o retorno do Art Déco e belas estampas. Naturalmente, isso tudo chegou ao Brasil, de uma forma ou de outra.

Cores marcantes e presença de estampas nos móveis

Na década de 70, a Incepa continuou seu protagonismo na história da arquitetura e na decoração brasileira, aumentando o seu portfólio e disponibilizando opções incríveis para os seus clientes. Uma das formas de entregar diferenciais para o público era com os belos revestimentos decorados, que formavam grandes painéis.

Com isso, o uso do material deixou de ser praticamente exclusivo para cozinhas e banheiros, ganhando outros cômodos e ambientes, dentre os quais podemos destacar lavanderias, áreas de serviço, copas ou mesmo salas de jantar, combinando com a coloração marcantes e as estampas tradicionais do período, que dominavam cortinas, almofadas e até luminárias.

Anos 80: design assinado

Dentre os períodos mais marcantes da humanidade, a década de 80 é considerada uma das mais icônicas, pelos mais diversos motivos. Pensando na indústria da música, o período foi tão marcante que, mesmo muitos anos depois, diversas das suas bandas e artistas mais renomados permanecessem fazendo sucesso e na ativa.

Além disso, os setores de moda e decoração foram influenciados pelo look romântico inglês, com tecidos estampados nos estofados e uma renovação dos papéis de parede. Elementos chamativos, como a luz negra e o neon, passaram a fazer parte das fechadas e das casas dos mais “descolados”.

Desenhos geométricos e papel de parede

Na Incepa, os anos 80 chegaram com tudo e marcaram uma grande expansão da marca e do seu portfólio. No mercado imobiliário, o banheiro completo ganhou mais importância e status, sendo composto com azulejos de grife, cujo design era assinado nada menos que por Valentino, o famosíssimo estilista italiano.

Até hoje, a linha conta com produtos com tal assinatura, além dos revestimentos com desenho geométrico ou floral, mais comuns em cozinhas e banheiros. Em substituição às cores das décadas anteriores, a preferência passou a ser por nuances mais fechadas, escuras ou com detalhes dourados, que combinavam com metais.

Anos 90: estilo de sobriedade

Em contraponto ao exagero de elementos dos anos 80, a década de 90 começou a se preocupar com um pouco mais de sobriedade. Além disso, é preciso considerar que foi o período no qual os dispositivos eletrônicos começaram a fazer parte da rotina, com o começo da popularização da internet e dos celulares.

Na decoração, os pontos fortes foram as misturas e padrões ecléticos, remontando às séries americanas e sitcoms, como Friends, que inspirou a aparência das pessoas e os seus imóveis, dentro e fora dos Estados Unidos. Destaque também para a decoração industrial, flats, lofts e o começo de uma pegada mais minimalista, que ganharia espaço até os dias de hoje.

Revestimento cerâmico na casa toda

Por aqui, as influências sempre sofrem influência e são filtradas para manter certa sintonia com as tradições e preferências nacionais, não é mesmo? A Incepa está antenada com esse perfil dos brasileiros e seguiu aumentando seu portfólio, de forma a atender demandas com o uso de revestimento cerâmico na casa toda.

Isso vale tanto para pisos quanto para as paredes, trazendo uma percepção de continuidade e complementação. Vale lembrar que, embora seja uma década célebre, os seus estilos de decoração não foram uma unanimidade, como o toscano, o uso de babados e paredes totalmente preenchidas.

Anos 2000: época da personalização

Enfim, chegamos aos tão aguardados anos 2000! Eles foram marcados pela globalização e a diminuição entre as fronteiras, pois a internet e os dispositivos móveis começaram a integrar cada vez mais as pessoas e encurtar as distâncias. Isso promoveu o pop internacional, com a ascensão de artistas de boys e girlbands, inclusive no Brasil.

Na decoração, a década foi representada por misturas, como a feita entre vermelho e madeira de bordo, por exemplo. As séries de TV continuaram influenciando, com cenários sofisticados e cada vez mais modernas. Entre os eletrodomésticos, todo mundo passou a ter um micro-ondas e, nos quartos e salas, computadores e notebooks passaram a marcar presença.

Investimento na tecnologia ABS e antiderrapante

Como vimos acima, a virada do milênio trouxe diversas inovações tecnológicas e, como não poderia deixar de ser, a Incepa não ficou indiferente em relação a isso. O foco, além de promover o máximo de qualidade nos produtos e grande variação no portfólio, também estava em proporcionar mais segurança para os clientes.

Por isso, uma mudança notável se deu no começo da fabricação de revestimentos antideslizantes para áreas externas, que reproduziam as melhores pedras e madeiras nobres. O mesmo princípio foi usado nos porcelanatos para áreas externas e piscinas, trazendo um contorno mais clean.

Anos 2010: momento da autoexpressão

Os anos 2010 foram tão marcados por mudanças na moda e na decoração que, mesmo estando tão próximos dos dias de hoje, fica difícil lembrar de todas. Aliás, vale lembrar que foi quando as redes sociais passaram a influenciar a sociedade como um todo, mudando a forma pela qual as pessoas se comunicam e até se relacionam.

No universo do design de interiores, as tendências foram o visual monocromático, o uso de mais plantas e vasos dentro dos cômodos e uma maior preocupação com a sustentabilidade. Eletrodomésticos inteligentes e conectados à internet também passaram a ser populares.

Supercompactadora Contínua

A tecnologia não ficou de fora da Incepa nos anos 90 e uma das formas pelas quais isso se tornou evidente foi com a aquisição da supercompactadora Contínua+, capaz de produzir os melhores revestimentos cerâmicos do mercado.

Foi a primeira empresa do Brasil a contar com a ferramenta, que permite a fabricação de SuperFormatos extremamente finos, que podem integrar áreas com diferentes necessidades e contam com acabamentos variados, que podem atender a todas as tendências do mercado.

Anos 2020: novas tendências

Por fim, chegamos aos atuais anos 2020. Como você já sabe (e vive), a tecnologia passou a fazer parte do nosso dia a dia e estamos cada vez mais integrados com dispositivos eletrônicos, usando a internet por meio de smartphones, tablets, computadores de mesa, notebooks, eletrodomésticos e até nos nossos carros. 

Na moda e na decoração, houve uma demanda incrivelmente alta por sustentabilidade, com clientes e a sociedade exigindo que as marcas se tornem cada vez mais ambientalmente responsáveis e reduzam seus impactos ao meio ambiente.

Novos Superformatos com BioSafe

Como dissemos anteriormente, na Incepa, a preocupação com o meio ambiente sempre foi uma constante e fez parte dos processos produtivos, com parques minuciosamente pensados para oferecer o máximo de eficiência e o mínimo de desperdício.

Além disso, os lançamentos da empresa surpreenderam com os SuperFormatos com tecnologia BioSafe, recomendados para diversos ambientes, como banheiros, clínicas médicas e escritórios, por exemplo. Trata-se de um aditivo à base de prata, que elimina 99% dos vírus e bactérias e é incorporado nas etapas iniciais de produção.

Pronto! Agora você já sabe como foi a evolução da decoração e do mundo ao longo dos últimos 70 anos!

Gostou das dicas de decoração que marcaram décadas e de conhecer mais a evolução da Incepa 70 anos? Então, conheça nossa experiência interativa 70 anos Incepa e confira a Websérie dos 70 anos!


RELACIONADOS