Incepa responde: entenda a diferença entre porcelanato polido e acetinado

Graças a sua versatilidade, durabilidade e alta qualidade, o porcelanato virou peça chave para muitos designers e arquitetos. Além de ser uma peça com estética inquestionável, elas podem ser utilizadas em diferentes áreas, tanto interna quanto externamente.

Essas características fizeram com que também se tornassem objetos de desejos dos consumidores, uma vez que apresentam uma gama enorme de estampas e uma grande variedade de acabamentos à disposição. 

No entanto, são necessários alguns cuidados ao escolher o revestimento. Deve-se levar em consideração algumas características técnicas, como resistência, intensidade do brilho e se o produto é adequado para o local que deseja colocá-lo.

Nesse texto do Incepa Responde, iremos explicar a diferença entre o porcelanato acetinado e polido. Caso queira conhecer mais a fundo as características técnicas desse tipo de produto, clique aqui e acesse nosso guia completo!

Antes de começarmos, vale a pena relembrar algumas informações importantes sobre os porcelanatos. Eles são os revestimentos cerâmicos que apresentam maior resistência mecânica e menor porosidade quando comparados às cerâmicas tradicionais. Isso se deve ao seu baixo índice de absorção de água, que varia entre 0,1% e 0,5%. 

Lembre-se que a resistência mecânica corresponde à capacidade da peça em suportar o peso exercido sobre ela, sem quebrar. Por sua vez, a porosidade está diretamente relacionada à absorção de água, quanto menor a porosidade do produto, menor será a absorção de água e maior o índice de resistência.  

Os porcelanatos da Incepa são divididos de acordo com o seu acabamento. Ao todo, temos 03 grupos: Porcelanatos Esmaltados, Porcelanatos Plus, Porcelanatos Tuttomassa e  Porcelanatos Técnicos, sendo que esse último possui os seguintes subgrupos: acabamento Polido, Natural e Estruturado.

Porcelanato Polidos versus Porcelanato Acetinado

Como vimos, esses termos estão relacionados ao acabamento do produto, ou seja, sua superfície. A seguir, confira as principais diferenças entre esses dois modelos. Boa leitura! 

Porcelanato Polido

Os Polidos se enquadram na categoria dos porcelanatos Técnicos. Portanto, apresentam a menor absorção de água (≤ 0,1%) e possuem alta resistência mecânica. Outra característica é que por não receberem a impressão da estampa na superfície, o desgaste ao longo do tempo é praticamente nulo. 

Como o próprio nome sugere, os porcelanatos com acabamento polido recebem polimento em seu processo de fabricação. Como resultado, temos peças com uma superfície lisa e brilhante, características deste produto.

O seu brilho intenso confere elegância aos espaços, levando personalidade e requinte ao ambiente. No entanto, não são indicados para áreas molhadas, como banheiro, cozinhas e piscinas, pois, por apresentarem uma superfície lisa e não absorverem água, torna-se escorregadio. 

Nossa recomendação é utilizar o porcelanato polido em cômodos secos, tais como salas, corredores e quartos, ou áreas molháveis. Lembrando que superfícies molháveis são aquelas que podem receber respingos, mas sem a formação de lâminas de água. 

Outro ponto de atenção é que seu brilho o deixa mais suscetível a riscos, por isso pede uma limpeza cuidadosa. Para isso, utilize apenas um pano úmido e produtos neutros, com pH 7. 

A Incepa possui diversos produtos que se encaixam nessa categoria e, como se não bastasse o brilho inconfundível, as peças contam com acabamento retificado e juntas de apenas 1mm, a menor do mercado

O primeiro modelo é o Calacata. A série foi inspirada no clássico mármore Calacata Bianco, símbolo de elegância e objeto de desejo reverenciado pela arquitetura. Graças a tecnologia de impressão HD, conseguimos reproduzir com fidelidades a pedra natural, com todas as nuances de cor, variações de veios e amplitude de formato.

Série Calacata, Incepa.

Outro revestimento que também apresenta superfície polida, são os produtos da série Nordico. Com um design básico e atemporal, as peças se encaixam em proposta e soluções para espaços de todos os tamanhos.

É possível encontrá-las em 12 cores diferentes, com tonalidades que variam do branco ao cinza. Além disso, estão disponíveis na versões retificadas com uma junta mínima de 1mm.

Revestimento Nordico, Incepa.

Porcelanato Acetinado

O porcelanato com acabamento acetinado é aquele em que você passa a mão e sente uma superfície macia. Para alcançar esse resultado, as peças passam por um processo de escovação, resultando em uma textura sedosa e suave. 

Assim como os polidos, eles podem ser utilizados em áreas internas secas ou molháveis, de tráfego intenso. Por não receber a camada de esmalte brilhante, é pouco escorregadio e possui menos chances de riscar do que o porcelanato polido. Por esse motivo, é indicado para casas com animais de estimação e crianças. 

A série Pro, da Incepa, é um dos exemplos de produtos que possuem esse tipo de acabamento. Básica e essencial, apresenta uma ampla cartela de cores, todas com tonalidades neutras e sóbrias.

As peças estão disponíveis nas versões bold e retificado, para áreas internas ou externas. São produtos adequados tanto para espaços residenciais quanto comerciais.

Série Pro Cement, Incepa

A série Liverpool é outro exemplo de porcelanato polido. As peças desta série foram inspiradas nos famosos lofts londrinos. Com textura que imita o cimento queimado, remete ao estilo industrial e faz com que esse produto seja protagonista em projetos arrojados e de caráter cosmopolita.

Série Liverpool, Incepa

Após a leitura, esperamos que você tenha compreendido as diferenças entre os porcelanatos acetinados e polidos. Como podemos observar, cada acabamento é indicado para um ambiente, então escolha aquele que atenda suas necessidades e combine com o seu projeto. Qualquer dúvida, estamos aqui.


RELACIONADOS