7 maneiras de usar revestimentos coloridos em sua reforma

revestimentos coloridos

Ambientes totalmente neutros, com revestimento brancos não são mais unanimidade quando tratamos de decoração. Sim, os revestimentos coloridos vêm conquistando o seu público, seja na hora da reforma, seja na construção de casas e apartamentos. E isso tem uma razão bem clara: as pessoas querem um espaço onde possam expressar mais sua personalidade e seus gostos — e nada melhor do que um pouco de cor para isso! 

As cozinhas, por exemplo, mais do que um cômodo dedicado ao preparo dos alimentos, podem ser consideradas o coração da casa, ou seja, um espaço para receber amigos e familiares. Por isso, investir na decoração dessa área com cores alegres faz todo sentido. O mesmo vale para os banheiros e lavabos, que se tornaram verdadeiras expressões dos gostos pessoais dos moradores da casa. 

Desse modo, os revestimentos coloridos são ótimas opções para trazer um diferencial para esses cômodos e torná-los ambientes mais aconchegantes, alegres e acolhedores. 

Se você quer reformar a sua casa, ou está construindo, e quer trocar o revestimento, mas ainda tem dúvidas sobre as possibilidades de inserir cor no ambiente, continue a leitura deste conteúdo. Preparamos 7 dicas para que possa avaliar qual combina mais com a sua casa e seu estilo! Confira! 

1. Parede colorida e piso geométrico

Os revestimentos geométricos são ótimas opções para diferentes tipos de decoração, devido a sua variabilidade de estampas, tamanhos e formatos. É por isso também que ele vai bem em diferentes ambientes, seja banheiro, sejam cozinhas, espaços gourmets, etc.

Como o próprio nome indica, esse revestimento forma estampas geométricas na parede. Apesar de ser bem versátil, não é um revestimento para se usar em um cômodo inteiro, pois pode cansar a visão. O mais recomendado é escolher uma parede estratégica, que tenha um destaque para fazer o revestimento. Você pode combinar o piso geométrico com uma parede colorida e a demais itens de decoração do espaço.  

2. Subway tiles

O subway tiles, ou azulejo de metrô, é outra grande tendência quando se fala em revestimentos coloridos. Esse é um acabamento com um apelo histórico, já que se espalhou pelas estações de metrô no século XX de Nova Iorque e da Europa, devido a sua resistência e durabilidade. 

Entretanto, nos últimos anos, ganhou a preferência de arquitetos e designers de interiores e hoje já é possível encontrar diferentes formas e cores do subway tile no mercado. Vale destacar, ainda, que esse tipo de revestimento hoje é usado principalmente em decorações do estilo industrial, mas não se limita a ela. 

O azulejo de metrô pode ser usado em cozinhas, banheiros e áreas externas. Além de variar nas cores, você pode optar por diferentes paginações do subway tile, combinando com diferentes tipos de rejunte. 

3. Rejunte escuro

O rejunte é usado para preencher os espaços entre um piso e outro e garantir a impermeabilização e vedação, evitando a entrada de água no contrapiso. Entretanto, também pode agregar a função estética e ser mais um ponto de cor no ambiente. 

Alguns revestimentos são fabricados para que haja o mínimo espaço entre uma peça e outra. Nesse caso, há pouco espaço para variar na escolha do rejunte. Entretanto, há alguns tipos que permitem você usar esse componente como parte da decoração. 

Sendo assim, o rejunte escuro é uma opção para quem deseja trazer contraste e um ar contemporâneo para o cômodo. Para atingir esse resultado, aposte na combinação com cores vibrantes, como o rosa e o azul. 

4. Revestimento autoadesivo

O revestimento autoadesivo é uma ótima opção para quem vai reformar a casa e não quer quebrar o revestimento já existente e, principalmente, para quem mora de aluguel e não há a possibilidade de uma mudança drástica no ambiente . 

Outra vantagem do revestimento adesivo é que existem muitas opções: estampados, lisos, 3D, amadeirados e de diferentes tamanhos. Também há variações para locais secos e úmidos e de diferentes durezas, dos mais firmes aos mais flexíveis. 

5. Combinação de tamanhos

Outra opção para quem quer introduzir os revestimentos coloridos para deixar o ambiente mais personalizado e agradável é escolher uma cor e variar nos tipos e tamanhos das peças utilizadas. 

Aproveite as paredes e mescle pastilhas, azulejos geométricos e peças maiores, por exemplo. Tenha cuidado para não carregar o ambiente e, se tiver dúvida quanto a quais tipos combinam mais, consulte um profissional da área. 

6. Pintura do azulejo

Se você deseja dar uma cara nova para sua cozinha ou banheiro sem precisar remover os azulejos antigos, outra opção prática é pintá-los. 

Para fazer o procedimento, o ideal é higienizar a superfície do azulejo com água e detergente neutro e usar uma tinta específica para essa finalidade. É importante lembrar que o rejunte e os relevos do antigo acabamento permanecem os mesmos. Então, certifique-se de que o resultado vai estar de acordo com as suas expectativas. 

7. Porcelanato

Para encerrar nossa lista de maneiras de usar revestimentos coloridos em sua reforma ou construção, temos o porcelanato. 

O porcelanato é um material resistente e versátil que pode ser encontrado com diferentes opções de cores, acabamentos (mais ou menos brilho) e texturas, inclusive com algumas que se assemelham a madeiras ou pedras, como o mármore. Ele pode ser usado tanto no chão quanto nas paredes e são uma ótima opção para quem busca conforto e sofisticação sem abrir mão de um ambiente com identidade própria. 

Depois de ver todas essas opções de revestimentos coloridos, você já tem ideia de qual combina mais com a sua casa? Para não errar na escolha, priorize o que mais tem a ver com você e, claro, nunca deixe de avaliar a qualidade do material. Só assim você terá uma casa bonita por mais tempo! 

E se você não sabe onde encontrar revestimentos coloridos de alta qualidade, a Incepa pode auxiliar a encontrar o piso certo para cada tipo de ambiente. Entre em contato com a gente que vamos te ajudar a escolha! 


RELACIONADOS