Cores para quarto: as melhores dicas para se inspirar!

O uso das cores é uma das melhores formas de trazer conforto e personalidade para sua casa. A arquitetura, o design de interiores e até áreas voltadas para a neurociência têm investigado a influência das cores no dia a dia das pessoas. Compreender esse tema garante que esses profissionais assimilem quais as melhores para usar em diferentes ambientes. 

Cada cômodo da casa tem funções distintas e, com isso, pedem soluções específicas para iluminação, mobiliário e layout. Não é diferente com as cores. Sabemos, também, que um dos ambientes mais importantes da casa é o quarto, lugar de descanso e privacidade. Por isso, merece uma atenção especial.

Quer entender melhor como aplicar cores para o quarto? Neste post, vamos apresentar tudo o que você precisa saber. Acompanhe!

Conheça a psicologia das cores 

A psicologia das cores é um estudo que busca entender os efeitos causados pelas cores em humanos. Assim, esse tema auxilia no design de marketing, na decoração de ambientes e na personalização de produtos, por influenciar os desejos, emoções e sentimentos do usuário.

Ao falarmos sobre cores para quartos, precisamos estar atentos a sua finalidade principal, o descanso, o aconchego e a tranquilidade. Esses são alguns dos principais desejos que idealizamos quando pensamos nesse local.

No entanto, com o aumento do home office, após a pandemia, muitas pessoas passaram a usar os quartos também para trabalhar e estudar. Outro fator é a diminuição dos espaços: os studios, quitinetes e a otimização das moradias têm sido valorizados, e os espaços ganham mais funções simultâneas.

Para compreender como a pintura de um ambiente pode ajudar nesse assunto, é necessário também compreender sobre combinações de cores e qual a melhor formas de aplicá-las. Dessa forma, vamos começar explicando melhor as sensações geradas por algumas das tonalidades mais usadas nesses ambientes. 

Azul

Uma das cores mais indicadas para o uso em ambientes de descanso é o azul. Ela remete a tranquilidade, positividade, segurança, e estimula a calma. Muito usada em locais que exigem silêncio e quietude. Dentre os vários tons de azul, é possível escolher o que mais combina com sua personalidade.

Amarelo

A cor amarela traz energia e brilho para o ambiente. Estimula a curiosidade, o otimismo e o humor. É muito usada em locais de trabalho, escritórios, lugares em que há necessidade de comunicação. Por isso, nos quartos, deve ser usada de forma cautelosa, em decorações pontuais ou no seu tom mais claro.

Vermelho

Para os amantes de vermelho, recomendamos o uso de forma moderada entre as cores para quartos, aplicado a objetos decorativos, quadros e afins. Outros ambientes, mais sociais ou de uso menos recorrente, como banheiro, cozinha, sala de jantar e áreas gourmets, são locais mais apropriados para essa cor, já que é estimulante e dramática, desperta e impulsiona. 

Se optar pela cor vermelha, assim como o uso de outras mais fortes, como azul e amarelo, a sugestão é trazer um piso mais neutro para harmonização. O porcelanato LM Solid Concret, da Incepa, faz parte da série Solids, que traz o cimento em diferentes tons de forma neutra, uma ótima opção.

Verde

O verde é uma cor ímpar, pois sua variedade de tons faz com que se adapte bem a quartos infantis, de solteiro ou de casal. De forma pontual, aplicado apenas em uma parede, junto a tons mais claros, cria um espaço aconchegante, sereno, tranquilo e relaxante. Uma ótima recomendação para quem não quer abrir mão de usar uma cor de destaque em seu quarto, mas sem perder o conforto visual.

Branco 

O branco, por muitos, é considerado uma cor neutra, mas podemos vê-la de outra forma. Ao contrário do preto, reflete a luz e, muitas vezes, essa característica pode levar ao ofuscamento da visão. Com isso, apesar de ser uma cor que remete a tranquilidade e paz, é preciso cuidado ao usá-la em ambientes que recebem muita luz.

Se optar pelo uso do branco nas paredes, que tal trazer algumas texturas no piso? Uma boa combinação é o uso do amadeirado. Aqui, a dica são os pisos da Série Arbol, da Incepa. A linha oferece pisos amadeirados de diferentes tonalidades e pode complementar seu ambiente.

A harmonização de um ambiente é construída a partir da sincronia entre todas as cores, texturas e a disposição do layout. Por isso, é fundamental a atenção não só às cores, mas também, ao revestimento usado no piso.

Eles podem variar de tonalidade, textura, modelo e tamanho — cada um tem suas particularidades. Pensando nisso, a Incepa apresenta uma linha repleta de opções para seu lar. Ao conferir as possibilidades, pode entender qual se encaixa melhor nas cores para o quarto escolhidas por você.

Entenda como fazer as melhores combinações de cores

Existem formas técnicas de fazer combinações de cores. Essas relações são realizadas a partir do círculo cromático, no qual são colocadas, em sentido horário, as cores primárias, secundárias e terciárias.

A partir dele, são feitas ligações entre as cores. Na decoração, as relações que correspondem à forma mais usual de combinação são as cores análogas e complementares.

Cores análogas

Por estarem próximas no círculo cromático, funcionam muito bem juntas. Com a variação de tons, podem criar um ambiente ideal, principalmente, para quem não quer abrir mão do uso de diferentes cores no quarto. 

Cores complementares

São aquelas opostas no círculo cromático, por isso, são contrastantes. Uma dica é escolher uma delas de destaque e aplicar a outra em objetos decorativos, dando charme na decoração. 

Saiba como ampliar ou reduzir visualmente seu quarto

Citamos diferentes possibilidades de cores e como podem ser combinadas, mas uma questão importante é como elas serão aplicadas no ambiente. A pintura é uma ótima forma de criar a sensação de que o cômodo é menor, maior, mais baixo ou alto.

Uma das formas mais tradicionais de usar cores nos quartos é pintar apenas uma parede em um tom mais forte, e as demais, em tonalidades mais claras. Esse efeito encurta o ambiente, assim, pode ser indicado para espaços muito grandes. Para quartos menores, pode não ser a forma ideal de pintura. 

Para aqueles que preferem ampliar o quarto, uma possibilidade é a pintura do teto e uma parede com a mesma cor de destaque, e as outras, em tons mais claros. Ao seguir essas dicas, você terá um cômodo aconchegante e bem harmonizado, unindo estética e funcionalidade, e seguindo as principais tendências de decoração.

Agora que tem toda a base para elaborar da melhor forma a nova cara e as cores para seu quarto, basta aplicar as dicas de acordo com o seu perfil para que seu ambiente fique como sempre sonhou. Para ajudar, que tal responder a um quiz e descobrir qual o seu estilo de decoração preferido?

Gostou do nosso conteúdo? Que tal conferir mais sobre dicas de revestimentos, decoração e conforto para sua casa? Basta acessar nosso blog e embarcar nas melhores dicas para seu lar!


RELACIONADOS